Artrite Reumatoide x Artrose

Entenda a diferença

O que é a artrite?

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns da artrite são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, sobretudo mãos e punhos. O comprometimento da coluna lombar e dorsal é raro, mas a coluna cervical é frequentemente envolvida. As articulações inflamadas provocam rigidez matinal e fadiga e com a progressão da doença, há destruição da cartilagem articular e os pacientes podem desenvolver deformidades e incapacidade para realização de suas atividades tanto de vida diária como profissional. As deformidades mais comuns ocorrem em articulações periféricas como os dedos em pescoço de cisne, dedos em botoeira, desvio ulnar e hálux valgo (joanete).

Tratamento

O tratamento da artrite depende da causa da inflamação, podendo incluir medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, corticoides, imunossupressores e biológicos, fisioterapia, terapia ocupacional, perda de peso e cirurgias. O objetivo é diminuir a dor, a inflamação e o inchaço, além de manter e/ou recuperar os movimentos da articulação.

 

O que é a artrose/ osteoartrite?

A osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”. A osteoartrite é distúrbio articular mais comum, geralmente começa quando a pessoa tem entre 40 e 50 anos e afeta quase todas as pessoas em algum grau por volta dos 80 anos.

A osteoartrite pode ser estável por muitos anos ou pode progredir muito rápido, mas na maioria das vezes, progride lentamente depois que os sintomas se desenvolvem.

A osteoartrite é classificada em:

  • Primária
  • Secundária

Na osteoartrite primária ou idiopática, a causa não é conhecida (como na grande maioria dos casos). A osteoartrite primária pode afetar apenas certas articulações, como o joelho, ou muitas articulações.

Na osteoartrite secundária, a causa é devido à outra doença ou quadro clínico, tal como, infecção, anormalidade articular que surgiu no nascimento, uma lesão, distúrbio metabólico – por exemplo, excesso de ferro no corpo (hemocromatose) ou excesso de cobre no fígado (doença de Wilson)  ou doença que lesionou a cartilagem articular – por exemplo, artrite reumatoide ou gota.

Quais são os sintomas?

Geralmente, os sintomas da osteoartrite desenvolvem-se gradualmente e afetam apenas uma ou algumas articulações a princípio. As articulações dos dedos, base dos polegares, pescoço, parte inferior das costas, dedões dos pés, quadris e joelhos são comumente afetadas.

A dor, geralmente descrita como uma dor profunda, é o primeiro sintoma, geralmente é agravada por atividades que envolvem a sustentação de peso (como ficar em pé), inchaço e supercrescimento ósseo são comuns também. Em algumas pessoas, a articulação pode ficar rígida após o sono ou inatividade, mas a rigidez normalmente desaparece dentro de 30 minutos, especialmente se a articulação for movimentada.

Tratamento

O tratamento da artrose pode ser feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, injeções locais, repouso, perda de peso, fisioterapia, uso de talas e sapatos ortopédicos e, em alguns casos, cirurgia.

O tratamento para as duas patologias seguem a mesma linha;

  • Fisioterapia e terapia ocupacional
  • Medicamentos
  • Cirurgia

A fisioterapia e terapia ocupacional contribuem para que o paciente possa continuar a exercer as atividades da vida diária. A proteção articular deve garantir o fortalecimento da musculatura periarticular, e adequado programa de flexibilidade, evitando o excesso de movimento.  O condicionamento físico, envolvendo atividade aeróbica, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento, deve ser estimulado observando-se os critérios de tolerância de cada paciente.

O porquê elas se diferenciam?

Artrite é uma inflamação da articulação, enquanto que artrose é uma doença crônica em que há perda da cartilagem articular e degeneração dos ossos que fazem parte da articulação.

São doenças distintas, porém a artrite e a artrose estão diretamente relacionadas. Isso porque a inflamação da artrite provoca desgaste ou destruição da cartilagem articular, com a diminuição da cartilagem, os ossos entram em contato um com o outro, gerando a artrose.

Portanto, se não for devidamente tratada, a artrite pode evoluir para artrose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat