Cirurgia de coluna com realidade virtual

 

Realidade virtual e aumentada não é apenas sinônimo de diversão. Cirurgiões ortopédicos do Sul do país já estão usando a tecnologia para auxiliar em cirurgias de coluna. O aparelho utilizado é o Hololens – comercializado pela Microsoft.

O Hololens tem sido bastante promissor quando falamos sobre o futuro da medicina. A Scopis desenvolve softwares para realidade aumentada e já possui uma plataforma que transforma o gadget em uma ferramenta de auxílio para a realização de cirurgias na coluna vertebral – o Holographic Navigation Platform. Nele é possível consultar informações sobre os pacientes durante o procedimento cirúrgico.

É realizado um plano cirúrgico, os médicos importam as informações dos exames realizados no pré-operatório para o computador e são criadas imagens 3D dos ossos – todo o material é enviado para o Hololens. Desta forma, o cirurgião tem uma visão melhor e em três dimensões, o que facilita para entender melhor a situação do paciente e iniciar a cirurgia com mais segurança.

Durante a cirurgia, o cirurgião utiliza o aparelho para ver exatamente onde colocar os parafusos em tempo real. Caso tenha alguma dúvida durante o procedimento, pode consultar todos os guias salvos em hologramas através de comando de voz e gestos – uma vez colocado o Hololens, não é necessário mais que toque nele.

As vantagens são incríveis: redução no tempo das cirurgias, maior precisão no procedimento e diminuição da exposição à radiação usada nos métodos atuais de floroscopia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat