Hidroterapia auxilia no tratamento da depressão

Considerada “O Mal do Século” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão já afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo. Os índices de depressão aumentaram mais de 18% desde 2005. O tratamento, na maioria das vezes, é feito em conjunto pelo psicólogo e psiquiatra.

Sabe-se que a prática de exercícios físicos é altamente eficaz para complementar o tratamento. Quando o paciente se exercita, o cérebro libera endorfina, um hormônio capaz de proporcionar sensação de paz e prazer.
O exercício em ambiente aquático é um excelente recurso para tratamento e reabilitação de pacientes depressivos. A água torna o ambiente lúdico e mais prazeroso, além de propiciar uma agradável sensação de acolhimento.
A hidroterapia tem ganhado cada vez mais adeptos. O uso terapêutico da água é clinicamente comprovado e proporciona muitos benefícios aos pacientes. A força de empuxo (exercida em sentido contrário à gravidade, de baixo para cima), a densidade, e a capacidade térmica da água são propriedades que induzem ao estado de relaxamento.
Além disso, na água é possível realizar movimentos que não conseguimos em solo, fortalecendo a autoestima e a sensação de realização. A flutuação permite que o paciente realize movimentos em diversos planos e o impacto que poderia ser causado nas articulações em ambiente terrestre é diminuído significativamente. A temperatura da água é um dos fatores determinantes para o tratamento. A piscina é termo aquecida a 34°C, a água estimula o relaxamento e melhora a circulação.

A depressão é uma doença séria que deve ter um acompanhamento médico e psicológico.
Outras atividades também são indicadas para o tratamento da depressão, entre elas Ioga, acupuntura, caminhadas, pilates e musculação terapêutica. Para obter êxito no tratamento é importante ter regularidade na prática de exercícios e o acompanhamento de um profissional.
A Acquaterapia dispõe de fisioterapeutas experientes que poderão te auxiliar da melhor forma: todas as sessões são realizadas individualmente, com atenção exclusiva para cada paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat