Musculação terapêutica para a terceira idade

Um estudo realizado pela University College London indica que praticar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia está associado a uma redução de 17 a 33% do risco de falecimento – dependendo da intensidade. O estudo foi realizado em 24 cidades britânicas, em 8.000 homens com idade média de 78 anos.

O exercício físico ajuda não só a viver mais tempo, mas, ainda mais importante do que isso, ajuda a viver melhor. Praticar exercícios com regularidade ajuda a melhorar a força muscular e a flexibilidade articular, proporcionando maior autonomia ao paciente.

A musculação terapêutica vem ganhando mais adeptos na terceira idade. Um fator importante a ser considerado é que cada organismo possui as suas características e o treino precisa ser alinhado às necessidades de cada um. A escolha adequada dos exercícios é realizada por um profissional capacitado, que também acompanha a prática. No entanto para ingressar em qualquer treinamento físico é necessária uma avaliação médica preliminar.

“Há uma perda gradativa de massa muscular de até 30% dos 50 aos 80 anos. A melhor forma de preservar essa massa muscular é fazendo exercícios com carga” ressalta Guilherme Namur, fisioterapeuta.

A prática de exercícios físicos é fator essencial quando pensamos na qualidade de vida do paciente idoso. Além do fortalecimento muscular há prevenção de doenças cardíacas e vasculares, devido ao aumento do HDL (o chamado colesterol “bom”) e a diminuição a pressão arterial.

A Acquaterapia trabalha com musculação terapêutica para a terceira idade e vem colhendo muitos adeptos a esta atividade, pelo importante benefício que notam em suas vidas.. Foi pioneira na implementação da hidroterapia no Brasil, que também é uma excelente alternativa de exercícios físicos para essa faixa etárea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat