Ortopedistas planejam cirurgias com impressão 3D

No Brasil, mais de 34 mil pessoas estão esperando por um transplante de órgãos, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Apesar de já conseguirmos imprimir órgãos inteiros, o transplante ainda não é realizado. O que fazemos é usar esses órgãos como base para pesquisas e planejamento de cirurgias.

No cenário atual, temos impressões usadas em implantes, instrumentos cirúrgicos, ortodontia, ortopedia, próteses e tecidos cutâneos. Bioengenheiros e médicos da Cornell criaram uma orelha artificial que parece e age como uma orelha humana – pode ser implantada em crianças que nascem com microtia, doença congênita onde a orelha externa é subdesenvolvida.

O cirurgião e ortopedista Bruno Gobbato já utiliza impressoras 3D para planejar as cirurgias dos seus pacientes. “A impressão 3D diminui muito o tempo da cirurgia em si. Isso é fato e fácil de perceber, mas não diminuiu o tempo total do procedimento, muito pelo contrário. Gasto mais tempo na frente do computador planejando a cirurgia do que no ato cirúrgico em si. Para o paciente, é o ideal.”, relata o médico.

Atualmente, em casos de queimaduras, os tecidos usados para correção vêm de doadores ou de camadas do próprio paciente, mas as técnicas não são tão bem-sucedidas e, dependendo do tamanho da área para reposição de tecido, o procedimento fica bastante complexo com cicatrizes grandes e pode diminuir mobilidade de algumas partes do corpo humano. Cientistas da Wake Forest University criou uma impressora que reconstrói tecido humano. A vantagem é poder tratar queimaduras com tecido compatível com o do próprio paciente. Essa impressora pode até realizar impressão de órgãos completos.

A impressora 3D pode impactar milhares de vidas, reduzir custos gerados pelo tempo de espera dos pacientes e produzir modelos totalmente compatíveis com os pacientes, diminuindo qualquer chance de rejeição.

A Acquaterapia se preocupa em trazer os melhores conteúdos da área médica para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat