Fisioterapia é essencial no tratamento da fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome não inflamatória crônica caracterizada pelas dores no corpo. Os sintomas relatados, além de dor, são fadiga ao extremo, dormência ou formigamento dos membros, problemas para dormir e depressão.

A doença está relacionada a uma pré-disposição genética, mas alguns fatores como estresse e ansiedade podem contribuir para o aparecimento dos primeiros sintomas. A fibromialgia só foi nomeada e descrita em 1990.

De acordo com um estudo publicado em 2011 pelo Instituto Harris Interactive (empresa especializada em pesquisa de mercado e referência pela metodologia em saúde), 70% dos fibromiálgicos brasileiros não tem conhecimento da doença até o dia em que recebem o diagnóstico e 63% não sabiam descrever os sintomas da doença. Leva-se, em média, 5 anos para a conclusão do diagnóstico.

A doença atinge entre 2 e 3% da população no Brasil. Esse dado é da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) que ainda estima que 90% desses pacientes são mulheres entre 30 e 55 anos de idade. O tratamento multidisciplinar é a melhor forma de controlar os sintomas da doença. Medicamentos buscam amenizar a dor, mas é necessário acompanhamento também com outros especialistas para que o tratamento seja ainda mais eficaz.

A fisioterapia é essencial no tratamento da doença pois promove melhor controle da dor, relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular. A qualidade de vida do paciente melhora significativamente após algumas semanas do tratamento: os sintomas são amenizados e, devido à liberação de endorfina no cérebro, o exercício físico causa sensação de conforto e bem-estar no paciente.

É imprescindível que o tratamento seja realizado por fisioterapeutas qualificados e que entendam o limite de cada paciente. O organismo de cada paciente funciona de forma específica, sendo necessária avaliação e acompanhamento individual.

Além da fisioterapia, também existem outras opções de tratamento para a fibromialgia: como a hidroterapia nos estágios iniciais, o pilates e a musculação terapêutica no decorrer do tratamento. Na Acquaterapia o atendimento é individual e permite uma análise precisa da evolução de cada paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat